Maio amarelo - 4 dicas de direção defensiva para carro

Maio amarelo: 4 dicas de direção defensiva para carro

Apesar de o Maio Amarelo ser um mês focado na prevenção de acidentes no trânsito, o cuidado ao dirigir deve estar presente em todas as horas, dias e semanas do ano.

Para lhe ajudar a fazer parte de um trânsito mais seguro o Grupo Geração separou 4 dicas de direção defensiva para carros. Olha só:

Aquaplanagem

Um dos fatores campeões de acidentes em dias chuvosos é a aquaplanagem, mas você pode se preparar para quando enfrentar essa situação. A dica para direção defensiva nesse caso é: não freie, tire o pé do acelerador e deixe o carro “furar” a água.

A aquaplanagem acontece já a partir dos 60km/h nos carros mais leves. Nesses casos a estrada molhado reduz o atrito dos pneus, diminui a aderência nas curvas e o espaço necessário para as frenagens. Então foque toda sua atenção em dirigir, abaixe o som se estiver ligado, peça silêncio se estiver acompanhado… Pode parecer pouco, mas já contribui para sua concentração e para uma resposta rápida em caso de imprevistos adiante.

Sem distrações

Não só em dias de chuva a atenção total ao volante pode ser crucial para evitar um acidente. Esteja sempre alerta para o que acontece ao seu redor, verifique seus espelhos retrovisores com freqüência e verifique as condições em 20 a 30 segundos à sua frente.

Manter seus olhos sempre em movimento na estrada faz parte de uma direção defensiva. Buscar por objetos dentro do carro ou digitar ao celular, nem pensar! Esteja atento ao seu redor, se um veículo está mostrando sinais de condução agressiva, reduza a velocidade ou freie para evitá-lo.

Se o motorista está dirigindo de forma tão perigosa que você está preocupado, tente sair da estrada, virar à direita ou tomar a próxima saída, se é seguro fazê-lo. Além disso, mantenha a atenção em pedestres, ciclistas e animais ao longo da estrada.

Distância segura

Uma das primeiras lições das auto-escolas é sobre manter uma distância segura dos veículos à sua frente. Não é papo furado, é matemática simples. Quanto mais rápido você dirige, mais tempo você vai levar para frear o carro completamente. Se a distância do carro da frente não for suficiente para essa frenagem, é obvio que acontecerá uma batida.

Sendo assim, mantenha distância, pois em uma situação de emergência, você terá um maior espaço para reduzir sua velocidade, desviar e evitar uma colisão com outro veículo. Essa dica de direção defensiva vale para dirigir na cidade, mas principalmente para o trânsito em estradas.

Regra dos dois (ou três) segundos

  • Escolha um ponto fixo à margem da via;

  • Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar;

  • Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fácil é contar seis palavras em seqüência “cinqüenta e um, cinqüenta e dois”.

  • A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

  • Para veículos com mais de 6 metros de comprimento ou sob chuva, aumente o tempo de contagem: “cinqüenta e um, cinqüenta e dois, cinqüenta e três”.

Direção defensiva - regra dois segundos
Direção defensiva cidade

Cuidado nas ultrapassagens

É extremamente importante ter prudência nas ultrapassagens, uma vez que os acidentes mais graves acontecem por colisões frontais neste tipo de manobra.

Quando for ultrapassar, sinalize com a seta, dê um breve torque na buzina, observe pelo retrovisor se não há outro veículo te ultrapassando e acelere em uma marcha mais forte, para seguir mais rápido elevando o giro do motor. Só retorne à faixa normal de tráfego quando puder enxergar o veículo ultrapassado pelo retrovisor. Na dúvida, não ultrapasse.

Faça sua parte, pratique uma direção segura!

VEJA TAMBÉM:

Maio amarelo - 4 dicas de direção defensiva para carro
Como funciona o crédito consignado Geração? Saiba mais e peça o seu!
O que é score de crédito? Saiba porque ele é importante
4 dicas para fazer o motor do seu carro durar mais
O financiamento do seu carro está atrasado? Saiba o que fazer!
Vidro com película: O que pode e o que não pode no seu carro
O que você deve saber antes de comprar um carro usado
Por que comprar um carro usado hoje é sua melhor opção?
Carro usado ou seminovo? Qual a diferença entre os dois?
Carro sem bateria? Saiba o que fazer!
Como proteger o carro do sol: Veja 4 dicas simples
Revisão de final de ano: Dicas para o seu carro fazer uma boa viagem