Economizar gasolina é possível - Veja algumas dicas para reduzir o consumo

Economizar gasolina é possível: Veja algumas dicas para reduzir o consumo

Com o preço dos combustíveis variando frequentemente como reflexo do cenário econômico nacional é preciso estar sempre preparado para o pior resultado, que neste caso, é o preço salgado na hora de abastecer o seu carro.

Se você depende exclusivamente dele para ir trabalhar e fazer as tarefas do dia a dia, os gastos com combustível se tonam indiscutivelmente altos no final do mês.

Quer saber como economizar gasolina? Veja algumas dicas de direção, manutenção e pequenas atitudes que podem resultar em um consumo mais eficiente.

Direção

  • Segure o pé

    Evite aceleradas bruscas e desnecessárias quando estiver dirigindo. Elas afetam muito a média de consumo do seu carro.

  • Suavidade na troca de marcha

    O uso do câmbio deve ser suave, pois não há necessidade de “esticar” a marcha. Andar com uma marcha alta devagar também aumenta o consumo. Outra atitude eficiente é evitar altas velocidades. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

  • Sem ponto morto nas descidas

    Encarar uma descida na “banguela” é coisa do passado e não funciona. O veículo engrenado gasta menos porque a injeção corta o combustível.

  • Nada de pressa no semáforo

    Lembra o que falamos sobre aceleradas desnecessárias? Não tente passar no semáforo amarelo/recém vermelho a qualquer custo. Evite também o zigue-zague, além de perigosas essas atitudes vão pesar no seu bolso.

Manutenção e atitudes

  • Olho nas velas

    Se as velas estão ruins, a queima do combustível fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

  • Cheque os filtros

    Os filtros precisam ser trocados nas datas previstas no manual, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão.

  • Pneus em dia

    A calibragem dos pneus influencia diretamente no consumo de combustível e deve ser feita no máximo a cada 15 dias se você quiser economizar gasolina.

  • Peso gasta

    Quanto mais pesado estiver o carro, mais ele consome. Então retire todas as tranqueiras esquecidas e objetos desnecessários do porta-malas se quiser economizar gasolina.

  • Vidro aberto? Nem sempre

    O ar-condicionado tende a ser o vilão na hora de economizar gasolina, mas saiba que andar com a janela aberta interfere na aerodinâmica do carro e no consumo, principalmente a mais de 80 km/h.

  • Postos de confiança

    Gasolina ou etanol “batizados” interferem na média de consumo, pois a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada.

VEJA TAMBÉM:

Economizar gasolina é possível - Veja algumas dicas para reduzir o consumo
Maio amarelo - 4 dicas de direção defensiva para carro
Como funciona o crédito consignado Geração? Saiba mais e peça o seu!
O que é score de crédito? Saiba porque ele é importante
4 dicas para fazer o motor do seu carro durar mais
O financiamento do seu carro está atrasado? Saiba o que fazer!
Vidro com película: O que pode e o que não pode no seu carro
O que você deve saber antes de comprar um carro usado
Por que comprar um carro usado hoje é sua melhor opção?
Carro usado ou seminovo? Qual a diferença entre os dois?
Carro sem bateria? Saiba o que fazer!
Como proteger o carro do sol: Veja 4 dicas simples
Revisão de final de ano: Dicas para o seu carro fazer uma boa viagem